domingo, 13 de janeiro de 2013

Jovens Diferentes

Danilo nunca seguiu horários. Mesmo que tentasse, seu organismo o obedecia em ordem retardatária. Comia mais tarde que os outros, chegava aos lugares tarde, resolvia algo pendente em cima da hora e não conseguia dormir à noite.
Era numa dessas frias madrugadas, em que é preciso usar meias para esquentar os pés, o televisor o chamava para assistir a mais uma dessas séries de comédia produzida nos Estados Unidos, Danilo olhou em volta, viu a bagunça que juntou com o passar dos dias e se revoltou consigo.
A pé, percorreu as ruas da cidade onde estava mais iluminado e percebeu  um estranho movimento na praça central. Mais estranho foi ver um grupo de pessoas reunidas rindo alto sem que ninguém se incomodasse. E só haviam idosos nesse grupo, alguns em boa forma, outros reclamando das dores no corpo.
Curioso, Danilo decidiu perguntar o que era aquela reunião.
- Nada de mais, meu jovem. Nada de mais.
Convidaram-no para ir com eles nas festas noturnas que eles proporcionavam e Danilo aceitou na hora, sem medo de que a festa fosse muito brega.
Saíram por todas as ruas num total de quatro carros, sendo dois com carroceria, onde ficavam os idosos mais "jovens" e extrovertidos. Danilo estava achando incrível tudo isso.
Até que os carros pararam num posto abandonado, no início da estrada, e um dos velhinhos o chamou balançando um recipiente de spray.
- Ei, você! Curte essa arte?
O velho foi em direção à loja de conveniência abandonada e começou a pixar. Não, pixar não. Ele e outros dois começaram a grafitar a parede.
Danilo ficou perplexo. Depois de alguns minutos, uma senhora negra com o cabelo crespo branco é a nova aparência da parede esquecida.
Danilo procurou alguém, todos já haviam descido dos carros e formado uma roda no posto. Foram ágeis, pegaram uns banquinhos e lanternas, sentaram-se para conversar e até repartiram um lanche.
Após longos quarenta minutos e um sol que começou a aparecer no horizonte, todos voltaram à praça e, em seguida, às suas casas.
Mais tarde, um jornal local anunciou: "Bando de vândalos rebeldes minimizam a paisagem da estrada. Onde esses jovens vão parar?".
Danilo riu. Por que não viram o lado artístico-cultural da imagem? Onde esses adultos vão parar?


Isabella Revert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar as postagens, dar dicas e até opiniões... nos ajude a melhorar a rádio!